Exame de sangue, beta, hCG ou simplesmente exame de gravidez. Quando você está em dúvida sobre uma possível gravidez, é a ele a quem você deve recorrer para ter resultados mais confiáveis, mas… você sabe interpretar os dados do exame hCG?

O que significam aqueles números de mUI/mL? O que é bHCG? O que significa hCG? Como saber se estou grávida?


Responderemos a todas essas dúvidas nesse texto, cada uma a seu tempo, começando pela sigla que dá nome ao exame: hCG

hCG significa “Gonadotrofina coriônica humana” e é um hormônio de glicoproteína que só aparece em abundancia quando a mulher está grávida, isso porque ele é feito pelo embrião logo após a concepção e, mais tarde, pela parte da placenta conhecida como sinciciotrofoblasto.

O hCG tem a função de impedir a desintegração do corpo lúteo do ovário e progesterona, que inicialmente seria entendido como um “estranho” ou um “invasor” pelo nosso sistema de defesa. Os testes de sangue de gravidez são baseados na detecção e medição dos níveis de hCG.

O hCG também é produzido por alguns tipos de tumores. Isso faz com que o hCG seja também um importante marcador de presença tumoral.

Exame Beta
Níveis de hCG podem ser medidos no sangue ou na urina. Tecnicamente falando, a maioria dos testes emprega um anticorpo monoclonal, que é específico para a subunidade do ?-hCG (bHCG). Este procedimento é empregado para garantir que os testes não resultem em falsos positivos confundindo o hCG com FSH ou LH, que são sempre presente em diferentes níveis no corpo, enquanto que a presença de hCG quase sempre indica a gravidez.

O exame hCG de sangue é feito utilizando 2.4 ml de sangue retirado diretamente das veias. É um processo quimio ou Imunoensaio Fluorimétrico que pode detectar níveis bHCG tão baixos quanto 5 mIU / ml e permite a quantificação da concentração de bHCG.

A capacidade de quantificar o nível bHCG é útil no acompanhamento das células germinativas trofoblástica e tumores, cuidados comuns após um aborto, e no diagnóstico e acompanhamento dos cuidados pós-tratamento de gravidez ectópica. A visível falta de um feto em uma ultra-sonografia vaginal após terem alcançado níveis bHCG de 1500 UI / ml é um forte indicativo de gravidez ectópica.

Testes usando os níveis de hCG são também um elemento do triplo teste, um teste de rastreio para certas anomalias cromossômicas fetais / defeitos congênitos.

Exame Sangue hCG
O exame bHCG de sangue pode apresentar resultados positivos de 8 a 10 dias após fecundação, pois o ovócito ao ser implantado no útero inicia imediatamente a produção do hormônio gonadotrofina (bHCG). Já para o exame de urina, o tempo ideal é de 15 dias, pois é necessário grande quantidade do hormônio para a identificação positiva e evitar um falso negativo.

bHCG Quantitativo e bHCG Qualitativo
Muita mulheres tem essa dúvida, qual a diferença entre bhcg quantitativo vs bhcg qualitativo?
A diferença primordial entre os dois é que o quantitativo fornece o resultado em valores, isto é, 100, 5000, 15497 mUI/mL etc.

Já o qualitativo fornece o resultado em positivo ou negativo.

Se você tem em mãos um exame de hCG quantitativo, pode estar em dúvidas quanto aos números que ele apresenta e pode precisar da ajuda de um médico para interpretá-los. Mas isso se você não tiver consigo uma tabela de referencia para entender esses números de mUI/mL.

Por isso, temos aqui uma tabela hCG que mostra a evolução do hCG no sangue a partir do momento que ocorre a implantação. Cada laboratório costuma ter seus próprios valores de referência – e você deve sempre consultar a tabela do laboratório. Mas a tabela abaixo é a mais utilizada.

Tabela hCG
Tempo
mUI/mL
1 semana
5 a 50
1 a 2 semanas
50 a 100
2 a 3 semanas
100 a 5000
3 a 4 semanas
500 a 10.000
4 a 5 semanas
1000 a 50.000
5 a 6 semanas
10.000 a 100.000
6 a 8 semanas
15.000 a 200.000
2 a 3 meses
10.000 a 100.000

Positivo ou negativo: Estou grávida?

Como fazer a análise do resultado:

Resultado (mUI/mL)
mUI/mL
Até 49 (mUI/ ml)
Negativo
1 a 2 semanas
Indeterminado
2 a 3 semanas
Positivo
Mulheres após a menopausa
menos de 9.5

 

 

F. Diniz Inaugurada nova unidade
Mais Conforto e qualidade no atendimento aos clientes, é o que oferece a nova unidade do Laboratório F. Diniz, situada na av. Pedro II
Saiba mais
 
Novo Site
Laboratório F. Diniz lança seu novo web site contendo informações sobre serviços, o laboratório e muito mais...
Saiba mais
 
F. Diniz inaugura nova unidade
Para maior satisfação dos clientes, o F. Diniz investiu na construção de uma nova unidade...
Saiba mais
 
 
m9 Comunicação m9 Design